Helena Tannure - Chá das Quatro - Alcançando Novas Gerações

Helena Tannure - Chá das Quatro - Alcançando Novas Gerações Está começando o nosso programa de hoje e vamos falar sobre alcançar as novas gerações Um Desafio em Então fique ligadinho que o chá das quatro já começou muito bom ter vocês com a gente pessoal de casa e hoje no estúdio nós temos a Priscila para Sila meu amor e Isa Coimbra Obrigado meninas por.

Helena Tannure - Chá das Quatro - Alcançando Novas Gerações

Somarem ao time hoje sempre bom e tem uma quarta Mulher sempre tem uma quarta mulher diferente quem será que tá com a gente hoje vamos lá conhecer a quarta mulher do chá das quatro de hoje Milene Alcântara é professora do carisma e faz parte do time Pastoral do Rocket da Matriz ela é coordenadora do Carisma Tim trabalhando há quase 10 anos com adolescentes Milene é nordestina e saiu.

De Alagoas para fazer o Carisma ela é casada há quatro anos com Vinícius seja bem-vinda pastor Milene muito obrigada pastor é um prazer estar com vocês tiverem música para os ouvidos né Eu amo o povo Nordestino eu amo aquela terra eu amo esse sotaque Eu amo tudo eu amo Minas Gerais também não fiquei filmando Tá mas eu amo o povo desse time Milene Que bom ter você com a gente aqui e você.

Cuidando aí do Rocket é Um Desafio falar de novas gerações isso me empolga muito porque se a gente olha historicamente principalmente na Perspectiva bíblica todas as vezes que uma geração é sucessivamente golpeada perseguida há uma tentativa de assassinato de abortar a próxima geração se levantou um.

Grande Libertador né então quando no Egito o rei do Egito decreta um decreto de morte para contra os bebês Hebreus né a gente sabe que Deus estava para levantar Moisés a alma perseguição de Herodes aos bebês né em Nazaré a gente sabe quem é que estava se levantando né Jesus Cristo estava sendo levantado Então essa esse tempo que a gente está vivendo onde a gente vê uma uma geração de jovens crianças e adolescentes.

Golpeadas em muitas frentes quebradas em muitas frente porque há muito acesso a tecnologia ciência e tal a psicologia orientando pais a com muito carinho essas crianças mas a Gente Tá experimentando assistindo Infelizmente o crescimento do suicídio infanto-juvenil os meninos buscando abrigo nas drogas consolo em relações fragmentadas então a gente vê a legalização do aborto em muitos lugares a gente tá vendo o ataque.

Frontal das Trevas contra as crianças e os adolescentes então eu não tenho uma visão apenas pessimista sobre isso né mas pera aí pera aí se tá acontecendo esse ataque todo é porque Satanás Tá sentindo o cheiro de alguma coisa que está para se manifestar eu fico enxergando dessa perspectiva agora na época de Jesus o espírito santo conduziu os magos para que eles não voltassem.

Pelo mesmo caminho para que eles não dessem informação para Herodes instruiu José para que tirasse Jesus levasse para o Egito da mesma maneira levantou Joquebede e a irmã a irmã de Moisés para proteger né preparar o sexto colocar aquele cesto ali esperar providência de Deus teve uma intervenção de Deus um trabalho humano né Deus contou em parceria com o ser humano né falou para José aí para o Egito até que Herodes esse instruir o Joquebede para ela.

Preparar aqueles dias para ela primeiro segurar a criança ela não entregar aquela criança depois quando se tornou insustentável ela preparou o ambiente para Moisés ser protegido e Deus fez o resto né e eu vejo esse desafio para Nossa geração para nós sermos a Joquebede dessa geração para nós prepararmos o ambiente para que Deus faça que só ele faz o que que nós como mães educadoras líder de jovens pastoras o que que nós efetivamente podemos fazer por essa geração eu acredito que antes.

De tudo nós precisamos confiar nessa geração não só achar que ela é uma geração que está proposta ao erro que vai errar que vai ser falha que vai ser inconstante porque adolescência tem isso isso não é um problema que a gente vê pode ver assim como algo que vai impedir o agir de Deus não como é que a gente tem que olhar a gente tem que olhar confiando que ali Talvez seja o próximo Billy ali seja alguém como Moisés que foi um Libertador olhar confiando naquilo que Deus pode fazer através de cada um desses e a gente precisa ter esse olhar essa mesmo expectativa que.

Deus tem a olhar para nossas vidas hoje porque uma vez nós somos um adolescente nós somos uma criança e alguém precisou acreditar em nós para que a gente vivesse isso que a gente vive hoje da forma que a gente vive hoje então quando a gente olha para o adolescente e ele gente ele entende ele entende quando alguém tá acreditando no potencial dele ele entende quando alguém assim tá reafirmando eu acredito naquilo que Deus tem para sua vida quando a gente olha isso um pai e uma mãe confia no filho dele acredito naquilo que Deus vai fazer.

Através do filho o pastor o profissional acredita nisso o adolescente sente as questões que ele vai precisar resolver vão ser resolvido de uma forma mais fácil porque porque ele sabe que tem alguém com que ele possa contar eu acho que isso é extremamente importante para essa Juventude pra essa fase né pra essa nova geração que a gente está lidando aí muito interessante essa fala né porque é uma coisa que eu sinto é que assim a gente acha que ser humano adulto né É verdade ser humano é só adulto a.

    Gente acha que é um bebê não é ser humano uma criança não é cerimoniais aí que mentira mas na hora de lidar nas

    Relações a gente não trata como se fosse né então a gente sempre impõe mesmo as nossas formas de ver e como a gente aprende com os filhos né na minha casa meus filhos são filhos né mas eu aprendo com eles eu me coloco nesse lugar e até no lugar de respeitar também né então a gente já vê a personalidade de cada filho e aí a gente sabe o que que para.

    Um Talvez um impulsionar ali de uma forma talvez exagerada eu posso estar na verdade é Firmino meu filho né a gente quer tanto que o filho faz um negócio vai lá abraça falando mas ele não gosta de abraçar ele não quer abraçar a gente divide não sei o que às vezes ele também é aquele momento aquilo também é importante para ele uma vez eu ouvi sobre isso né a gente fica o tempo todo forçando as crianças a dividir a dar as coisas quando ela se torna um adulto às vezes ela entrega coisas que ela não deveria dar porque ela sempre.

    Foi obrigada a oferecer sim então eu acho que a gente começar com esse essa fala eu acho então é muito interessante por isso porque nos faz olhar para os adolescentes adolescentes como seres humanos né então dignos mesmos de confiança porque não né Muito bom uma coisa interessante que eu ouvi o pastor Paulo Borges Júnior falando uma vez é que tem que ter alguém para pagar o boleto no final das contas mas assim pensando o espiritualmente né não falando de forma natural porque em casa tem os pais adolescente não trabalha a maioria então assim mais espiritualmente.

    Dentro da igreja tem que ter alguém que vai falar assim ó eu vou pagar seus boleto eu vou eu vou pegar seus bo eu vou assumir a responsabilidade porque você não é maduro o suficiente para assumir joga para mim agora aí você já era uma relação de confiabilidade entre entre um líder e um adolescente né porque você vai segurar a onda desse adolescente mas você vai andar com ele Você anda com ele segurando a bola segurando a onda no dia que ele se masturbar ele vai contar para você que se masturbou no dia que ele tá.

    Aí a confiança de um amigo ele vai contar para você que fez então ele vai sentir essa segurança do outro lado porque você tá aqui do outro lado de segurar Nossa você fez isso de errado vem cá tem problema não você não vai chegar e colocar o menino de banco aí eu gosto você sabe sabe uma coisa que a gente tem que repensar muito e eu sei que tem muitas pessoas cristãs nos ouvindo não é porque adolescente errou que você tira ele do grupo de dança eu adolescente errou porque na minha época eu vivi isso e foi terrível foi terrível não é porque ele pecou que ele faz uma.

    Coisa uma coisa é a prática deliberada do pecado outra coisa são erros que é o que vocês estão que a Isa falou que você falou sobre é seres humanos porque se eu tô ministrando louvor somos insisto tocando piano eu grito com meu marido tratar meu marido ninguém me tira agora adolescente foi lá pisou na bola e vai tirar o menino sabe assim é isso na verdade faz com que ele nem conte porque ele já sabe não não vou me abrir porque talvez eu vou ser corrigido de uma forma não vai ser ajusta o suficiente para de.

    Ser uma disciplina que Visa a preservação é a transformação a restauração e passa a ser agora um castigo e uma exposição que é o pior de tudo né todo mundo sabe aí começa querendo por trás não porque ele pecou ele pecou ele vai pecar ele vai pecar sempre ninguém coloca ninguém dá a responsabilidade e tudo isso vai fazendo com que ele enfraqueça a identidade dele que ele tem em Cristo que ele tá descobrindo tudo isso então a gente precisa ter muita sabedoria lidar com isso muito muito muito gente vamos chamar mais uma mulher.

    Para esse papo a Natália Moura tá online e Natália Oi gente tudo bem Tudo bem querido e você tudo bem graças a Deus Natália você tá acompanhando esse nosso esse nosso assunto aqui qual que é a sua idade Natália eu tenho 30 anos com essa cara de 17 é para conversar com a gente aqui deixa eu te perguntar uma coisa na sua.

    Na sua época de adolescente imagina se agora você tem cara de adolescente imagina quando você era adolescente você sentiu a falta de confiança das pessoas no seu potencial tem muito a gente sente até porque nessa idade é uma idade de muitas descobertas né pastor então parece que nessa idade nós não temos muita credibilidade mas o apóstolo Paulo ele vai dizer a Timóteo para que ele não.

    Desprezasse o dom que havia nele ou seja porque ali no âmbito dele ali onde ele

    Estava convivendo talvez a ver se haviam pessoas que não acreditavam no potencial dele mas ele volta para reforçar aquilo então infelizmente para jovens para adolescente tem muito disso né a gente se sente meio que às vezes credibilidade as pessoas não acreditam muito no nosso potencial e você acredita.

    Assim como a pastora Milene falou que a gente tem que olhar para os jovens com esse com esse olhar otimista porque de repente todo mundo leva um rótulo entendeu Você vê os desafios que essa geração tem enfrentado o tipo de bombardeio aqueles são expostos que nós muitas vezes não fomos expostos a entrar na nossa geração Mas agora você é de Outra Geração distante da minha e ainda tem outra geração distante da sua agora é de repente todo mundo leva um rótulo né ah essa geração é imatura Ah eles não.

    Quer saber de nada ah e aí todo mundo paga o pato ou quem tem um potencial a gente enterra né O que que você acha Natália que efetivamente a gente pode fazer na nossa vida prática com os adolescentes que estão próximos a nós com os adolescentes aos quais a gente tem acesso sobre os quais a gente exerce uma influência além dessa dessa confiança deles enxergarem no nosso olhar olha eu acredito em você eu sei que Deus pode fazer grandes coisas através de você.

    Como ele fez através de João né todos os discípulos de Jesus muito provávelmente tinham na faixa dos 20 e Poucos Anos né muitos deles abaixo dos 20 anos os eruditos acreditam que a maioria deles tinha na faixa de 19 20 anos e João eram o Caçula então ele devia ter aí uns 16 17 a própria Maria mãe de Jesus ela foi mãe entre 14 e 17 anos que os estudiosos dimensionam né.

    Por causa do contrato de casamento talvez ela tivesse ali por volta de 14 15 anos era uma adolescente e Deus confiou essa adolescente né o seu filho e hoje a gente precisa de resgatar esse olhar além de ter esse olhar para eles O que que você acha que a gente pode fazer Exatamente isso pastora tava até prestando muita atenção no que a Milene disse a respeito da gente reafirmar isso neles né porque hoje em dia nós infelizmente em nosso hábito mesmo dentro da igreja nós ouvimos de muitas.

    Pessoas de muitos pregadores que essa geração é uma geração Nutella que não quer nada com Deus que não tem compromisso com Deus e além dessa líder de jovens ali da minha igreja local Eu também prego fora eu sou Itinerante então em todas as igrejas que eu passo por muitas vezes eu estou administrando para jovens e eu falo exatamente o contrário disso eu falo Não a gente não vai declarar isso sobre a sua geração nós vamos declarar o oposto que vocês são muito mais que vencedores que o.

    Senhor chamou vocês porque vocês são fortes que vocês são escolhidos que vocês são eleitos do Senhor que há algo sobrenatural sobre a vida de vocês que é um Plano Perfeito sobre a vida de vocês e que inclusive o senhor quer usar a juventude de vocês para alcançar outras pessoas Então acho que é dessa forma que nós devemos alcançar os jovens alcançar as gerações mais novas sabe é potencializar é acreditar é profetizar sobre a vida deles e é enxergar e pedir para Deus para que Ele nos dê a visão de.

    Verdade a visão Profética Como que o senhor olha essa geração nos dê a visão porque o Senhor tem um olhar sobre eles o senhor tem uma ótica sobre ele Senhor chamou Jeremias porque ele cria que Jeremias podia fazer ele sabia ele tinha plena convicção que Jeremias podia fazer Jeremias nem acreditava nisso Nabucodonosor chamou os jovens não somente com perfeição física mas que fossem outros em palavras que tivessem sabedoria ou seja nós temos que começar.

    A profetizar sobre essa geração e acreditar no potencial deles isso aí Natália brigado pela sua participação querida Um grande beijo para você que Deus continue te abençoando e usando a sua vida para encorajar os seus jovens na igreja local e por onde Deus levar que você seja essa voz para ecoar no coração desses meninos e contar a eles quem eles são né em Deus quem eles são e onde eles podem chegar definitivamente nossos ombros serão.

    O assoalho dos nossos jovens né Nós eles vão além em nome de Jesus amém Deus abençoe você Natália tchau meninas interessante que eu vim da Natália falar vocês acham que porque a gente a gente experimenta isso historicamente uma disputa de gerações e se tem uma coisa que a gente aprende é que eu agora como de uma geração mais adiante né já Tô naquela fase de as mulheres mais velhas.

    Ensina eu falo isso muito feliz graças a Deus que eu cheguei aqui bendito seja Deus que o Senhor continue me conduzindo até onde ele quiser né mas o que que eu percebo agora que eu passei pro lado de cá eu percebo claramente né Essa disputa entre gerações que não nasceu no coração de Deus definitivamente é um fomento do inferno porque a gente sabe que é na quando a gente olha para a natureza criada a gente vê as características do nosso Deus a natureza não é Deus ela é.

    Criada por Deus mas a gente vê como a gente vê numa obra de arte as evidências do temperamento do artista né você escuta uma canção você vai escutar parte da história das vivências das emoções de quem compôs aquela canção Quando você vê uma obra de arte Nas artes plásticas você vê a expressão do que tá dentro do artista né é inevitável você dissociar o artista da arte então aquilo que é criado a gente vê o propósito de Deus o caráter de Deus como.

    Ele ordena as coisas como ele trabalha e na agricultura rudimentar o boi novo e o boi velho eram colocadas sobre o mesmo jogo e eles andavam juntos porque o boi velho conhecia o caminho e o boi jovem tinha o vigor então um ia conduzindo o outro um e equilibrando o outro a gerações não são para disputar poder as gerações são para uma passar o bastão é uma corrida de revezamento gente eu corro a minha o meu a minha Jornada de.

    Um jeito que eu passo o bastão para a próxima geração facilitando o trabalho dela para ela para nós todos ganharmos a corrida né E hoje a gente percebe assim líderes muito rígidos que não querem abrir mão que não querem confiar que não querem delegar que não querem investir na próxima geração também vemos pessoas na sua imaturidade se rebelarem né Não eu sou jovem eu tenho que ir ninguém vai me segurar não.

    Preciso prestar conta para ninguém eu vou eu vou porque Deus me chamou né a gente vê um desequilíbrio e esse desequilíbrio não é o propósito de Deus o propósito de Deus é que tanto os adultos que que se pressupõe né deveriam ter mais maturidade e entender a alma do jovem e ser bom Conselheiro bons conselheiros como apóstolo Paulo foi para Timóteo ela mostra o Paulo não disputou poder com Timóteo apóstolo Paulo não sei se olha a liberdade de Timóteo pelo contrário eu posso Paulo ensinou instruiu é que pode Timóteo.

    Apoiou Timóteo né vocês acham que isso pode ser desenvolvido ai meu celular despertando no meio do programa vocês acham que isso é falta ser resgatado já há um trabalho em andamento ou vocês acham que a gente ainda tá começando a dar os primeiros passos para acabar com essa com eu acredito que Deus é um Deus de Abraão de Isaque e de Jacó é sempre passado de geração em geração e às vezes que coisa o que acontece na realidade Às vezes o jovem acha que o adolescente ele é só.

    Adolescente que nessa fase aí o jovem adulto vai achar que o jovem tá passando por mais uma fase e vai desprezando as fases que ele mesmo já passou ele mesmo já sofreu e tudo aquilo que era que para mim hoje hoje na minha idade eu vejo que na minha adolescência foi completamente diferente dos adolescentes de hoje eu não tenho como ver que algo para eles agora é muito fácil de passar porque eu passei na mesma facilidade porque são mundos diferentes são circunstâncias diferentes o conhecimento que eu poderia adquirir na minha adolescência não se com o conhecimento que um adolescente hoje de 14 anos pode adquirir com a.

    Facilidade que ele pode adquirir tudo aquilo que ele tem livre acesso na própria mão com celular na mão ele pode ver um outro mundo que eu nunca vi que eu comecei a ver com meus 18 com meus 20 com os meus 25 anos então era uma outra visão E se a gente começa a achar que aquilo que ele tá passando que uma vez eu passei que eu consegui passar é o que é desprezível hoje aí complica porque porque eu vou dizer que ele vai ser muito ele não vai saber lidar ele não vai amadurecer o quanto que ele precisaria amadurecer quando na verdade.

    A minha adolescência adolescência de cada uma de vocês foi completamente diferente foi completamente diferente porque foram tempos diferentes a tecnologia era completamente diferente aquilo que a igreja vivia na época era diferente então quando eu vejo isso que você falou do bastão para mim é o é o essencial eu entender que aquilo que eu passei e eu venci eu preciso te ensinar para o próximo para o que vem depois de mim para que ele nem passa por aquilo que eu passei ele já saiba Como ultrapassar essa fase e ele já vai sendo mais fácil pra ela esparecer com Cristo.

    Porque para mim foi muito complicado às vezes a mentira então falou vou logo tratar ele relaciona a mentira tá ele não ter esse problema pra mim foi complicado em relação a minha identidade em Cristo não deixa eu só trazer isso para ele não mas às vezes a gente vê o oposto não eu passei foi fácil eu não tratei passei minha adolescência tratando quando chegar nos 18 anos ele passa mas não é assim então ele vai sofrer o que você sofreu com o ambiente diferente sendo bombardeado como você falou aí por diversos questionamentos e além de mais sendo desprezado por.

    Aqueles que deveriam ser os que auxiliariam ele nesse processo então quando a gente entende fala não eu vou te ajudar porque uma vez eu passei foi difícil mas agora você não precisa passar pela mesma da forma mais Intensa como eu passei isso aqui não vai para outra fase ultrapassa aí não era um problema às vezes da minha identidade na minha época era uma forma hoje a caixa da identidade hoje é o maior problema que a gente tem então se pra mim eu consegui resolver isso em você pra que você não seja.

    Bombardeado com o que fala na sua escola tem que falar na sua na no seu bairro no seu apartamento deixa eu te ajudar a se parecer com Cristo antes porque às vezes eu consegui entrar naquilo que era o formato de Jesus para mim com meus 20 anos então eu passei 20 anos da minha vida tentando entender quem eu era em Cristo Então deixa eu te ajudar agora com 14 para que você vem no mínimo seis anos tranquilo que eu não consegui viver isso gente a gente vai para um rato parece estar boa não tá vai lá buscar o seu chazinho toma um chazinho com a.

    Gente daqui a pouco a gente continua nesse papo e você que tem um adolescente aí em casa conhece um adolescente um sobrinho adolescente fica com a gente porque tem mais mas assunto produtivo encorajador para você até daqui a pouco fica aí estamos de volta no chá das quatro e falando da nossa influência sobre a próxima geração tem uma próxima geração aí perto de você não tem mamãe e papai titia vovó amiga né a gente sempre tem alguém mais jovem perto da gente e o que.

    Que a gente está fazendo para facilitar o caminho né dessas pessoas ao invés de ficar só falando Ah que dureza é igual a Natália falou na geração Nutella né para de rotular os meninos Começa por aí né não coloca todo mundo dentro do mesmo saco não porque só ele sabe os desafios que eles estão vencendo eu me lembro que quando os meus filhos hoje já todos saíram da adolescência né minha Caçula tá com 21 anos mas eu lembro que eu comentando com ele algumas coisas e eles viraram para mim e falou assim mas você não tem ideia do que do ambiente hostil de uma sala de.

    Aula foi isso que eles disseram para mim e ele sempre estudaram escola confeccional né eles sempre estudaram em colégio colégios cristãos e eles falaram isso para mim e eu falei eu falei assim ai que exagero os outros irmãos que estavam perto concordaram não mãe você não tem ideia mesmo então me conta isso um pouco né agora já Vocês são adultos e tudo e muitas coisas eles não quiseram me contar eles tiveram que lidar com aquilo sozinho para tipo assim não ter a mãe indo lá na escola interferir numa situação né muitas vezes às vezes chegou.

    Para a gente pela observação uma vez a Sofia chegou em casa chorando muito mal com uma situação que tinha acontecido eu percebi que ela tava alterada e esperei ela se acalmar e fui lá que que aconteceu nada não mas não nada não não você pode falar comigo assim não tô afim de falar sobre isso agora mas eu sou sua mãe eu te conheço eu tô vendo você tá transtornada e que alguma coisa aconteceu no colégio Porque você saiu bem hoje de manhã você chegou assim e aí ela depois a gente conversa quando ela se acalmou no dia seguinte só que ela quis falar sobre o.

    Assunto aí ela contou uma situação que ela tava atravessando na mesma hora né sei lá e ela falou assim é por isso mesmo que eu não queria te contar mãe e eu falei assim mas como você não pode passar por isso um absurdo mãe eu me dá uma chance de eu resolvi então eu comecei a pensar meu Deus eles lidam com situações que a gente não fazia ideia e às vezes eles têm medo da gente claro que a gente que é pai e mãe a gente quer interferir para proteger quem interferir para interromper um ciclo de abuso interferir Mas aí ela falou assim não é.

    Por isso mesmo que eu não queria te falar Mãe eu sabia que você ia ficar assim na mesma hora recolher Tá bom eu vou respeitar o que você quer mas tá você já sabe o que que você vai fazer eu quis checar com ela que que você vai decidir fazer com essa situação ela não eu já marquei com a orientadora Eu vou denunciar para orientadora que tá acontecendo aí eu fiquei aliviada por um lado eu pensei que coisa boa ela tá buscando solucionar os seus próprios problemas mas por outro lado eu falei assim puxa vida eu não criei esse ambiente de.

    Confiança né ela relatou muito em me contar eu justifiquei o silêncio eu vou lá vou resolver ai todas Nossa então você que é mãe deixa eu te falar segura sua onda segura a sua hora você não vai se tapear a cara de ninguém entendeu E a gente realmente tem que ser um facilitador para que os nossos filhos resolva os seus confrontos né e isso é muito difícil é sabe uma coisa que a gente falando aqui eu pensei aqui agora sim eu acho que um algo que a gente precisa aprender a criar é um.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2pVXO5KoNOs

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem